10 Dicas de Fotografia Para Iniciantes

Seja por hobbie ou por trabalho, com smartphones, câmeras digitais ou profissionais…a verdade é que todo mundo gosta de fotografar! Registrar momentos importantes é algo que todo mundo faz ou fez em algum momento. E mesmo sem equipamentos profissionais podemos aprender a tirar fotos boas.

Então vamos as dicas!

1. ENQUADRAMENTO

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal da imagem para algum ponto que não seja o centro pode fazer toda a diferença e deixá-la ainda mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como se fosse um jogo da velha (algumas câmeras oferecem esse recurso, que pode ser visualizado na tela de LCD; verifique as configurações da sua). Na fotografia, isso também é conhecido como “a regra dos terços”.
Posicione nas intersecções das linhas os pontos que você considera mais interessantes na cena. Nas linhas propriamente ditas também podem ser mostrados pontos de destaque, como por exemplo os olhos de uma pessoa ou o horizonte.

2. FLASH DESNECESSÁRIO

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Disparar o flash muito em cima do assunto pode deixar a foto clara demais; muito longe, escura.
Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, que geralmente fica entre três e cinco metros (às vezes um pouco mais). Não adianta deixar o flash ligado se o foco é um objeto que está 30 metros longe de você.
Um bom exemplo de uso desnecessário do flash é quando se está fotografando um show: é um caso em que não há necessidade alguma de iluminação extra. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto; usar o flash só vai iluminar as cabeças de quem estiver à sua frente.

3. PENSE NA ILUMINAÇÃO

Preste atenção na origem e quantidade de luz disponível ao tirar fotos. Quando se fotografa em ambientes externos é importante tomar cuidado para não captar uma pessoa que tenha o sol às suas costas.
Se você está fotografando um monumento ou um ponto de referência onde não há flexibilidade para ajustar sua posição – utilize o flash para preencher as sombras. Nesses casos, ative o flash manualmente, já que há uma grande chance da câmera considerá-lo desnecessário num dia claro.

IMG-20140708-WA0004

4. FOCO NA NITIDEZ

Mantenha o seu assunto sempre nítido. Detalhes nítidos realmente atraem os olhos do observador para a parte da imagem que você quer. Tente usar as novas ferramentas de nitidez, como o Adobe Camera RAW, e use um tripé ou flash sempre que fotografar em condições de pouca luz.

IMG-20140708-WA0000

5. MENOS É MAIS

O fundo pode estragar ou melhorar a sua fotografia, então sempre preste atenção sobre onde posicionar o assunto. Mantenha o fundo limpo e simples, pense onde você quer direcionada a atenção do observador. Fotos do mar, por exemplo, é importante que nunca fiquem meio a meio com o céu, pois se torna confuso. Busque 70% do céu ou 70% no mar.

IMG-20140708-WA0001

6. RETRATOS

Aproxime-se. Quando o assunto da foto é seu amigo, o que se quer mostrar é seu amigo, ora!
Não tenha medo de chegar mais perto. Se você quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça do seu amigo: a essa distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não deve acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no centro da foto.

7. COR 

A maioria das câmeras digitais permite fazer ajustes no controle de cor (também conhecido como white balance ou WB). Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz (lâmpada fluorescente, incandescente, luz natural, etc). Portanto, deixar que a câmera faça esse ajuste automaticamente não é o mais indicado para quem quer fidelidade.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade nos passa uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

Foto tirada com diferentes ajustes de WB

Teste todas as opções de WB de sua câmera; dessa forma, você saberá quando utilizá-los, e poderá se valer disso para criar alguns efeitos especiais.
8. FOTOS VERTICAIS 

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se ele possuir mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera de forma a obter uma imagem mais comprida do que larga.

9. PROCESSO DE EDIÇÃO
Procure usar um programa como o Picasa ou o iPhoto para organizar suas fotos. Ele lhe ajudará a cortar, corrigir as corres, ajustar a exposição, remover olhos vermelhos e desenvolver outras edições. A edição básica de uma foto pode ajudar a melhorar sua qualidade drasticamente.
Cortar um pouco a foto pode ajudar em termos de enquadramento, e você também pode girar a imagem para alinhar o horizonte. O objetivo é conseguir uma boa foto ao natural, mas não há mal nenhum em retocá-la um pouco.
10. EXPERIMENTE

Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera para saber do que ela é capaz, e teste todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.

Lembrando que essas dicas são para iniciantes e para quem quer melhorar suas fotos ou por hobbie. Os créditos estão nas imagens.
– Fotografo Rodrigo Silva –
(veja mais fotos dele no Instagram)
Anúncios

4 opiniões sobre “10 Dicas de Fotografia Para Iniciantes”